Aumento benigno da próstata
A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é uma condição comum que afeta os homens causando alterações no padrão urinário.
A partir de estímulos hormonais na puberdade, a próstata passa a ter um crescimento progressivo, atingindo no homem adulto um peso que varia de 20 a 30g.
Após os 40 anos de idade muitos homens podem apresentar o crescimento benigno da próstata. Estima-se que até 40% dos homens aos 50 anos de idade tenham a próstata aumentada. Esse número aumenta para 90% aos 90 anos de idade.
Entretanto, é importante destacar que o crescimento benigno da próstata não se trata do câncer. Além disso, nem todo homem com a próstata aumentada terá sintomas urinários.
O diagnóstico do aumento benigno da próstata é clínico: baseia-se no exame físico, exames
laboratoriais e ultrassonografia da próstata.
Os sintomas mais comuns:
- Jato urinário fraco e entrecortado
- Necessidade de esforço abdominal para urinar
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
- Frequência urinária aumentada
- Urgência miccional
- Urinar muitas vezes à noite
Avalie sua pontuação neste questionário (IPSS)
Tratamentos:
- Acompanhamento: Para paciente com a próstata aumentada, porém sem sintomas urinários
- Medicamentoso: As medicações podem melhorar o padrão urinário, reduzindo os desconfortos e melhorando a qualidade de vida, além de reduzir o tamanho prostático.
- Cirúrgico: Atualmente está disponível uma ampla gama de técnicas cirúrgicas para o tratamento do crescimento da próstata, sendo a grande maioria minimamente invasivo - são realizadas pelo canal urinário, sem a necessidade de corte abdominal.
Confira agora sua situação prostática com um rápido Questionário auto-aplicado que você pode fazer em menos de 5 minutos. Clique no botão "Fazer questionário" para ter o acesso imediato.